Se você tem um drone ou pretende comprar um para utilizar em suas viagens, você veio ao lugar certo.
Nesta matéria eu listarei para você diversos pontos essenciais para que você consiga aproveitar ao máximo o seu drone sem sacrificar seu lazer para isso, afinal, a utilização de um drone sem o conhecimento dos procedimentos de segurança necessários pode colocar o seu equipamento em risco e acabar com a sua diversão. Mas não se preocupe, eu vou te ajudar com isso!
Fazer uma viagem, na maioria das vezes, requer muito planejamento para que tudo saia da forma que você imaginou, e com o drone não é diferente. Então para ajudar no seu planejamento, aqui vão alguns tópicos importantes relacionados à utilização do seu drone em viagens:
1 – Transporte do drone e baterias
Em caso de transporte aéreo, é importante que o transporte do drone e das baterias seja realizado na bagagem de mão.
Os drones são equipamentos sensíveis, principalmente na região do estabilizador da câmera, portanto, deve-se utilizar também a trava do gimbal para evitar movimentação e trepidação excessiva nos seus componentes.
Além disso, é importante transportar as baterias descarregadas parcialmente (entre 15 e 30%) para evitar problemas. (Em duas de minhas viagens, ao passar pelo Raio X um agente do aeroporto perguntou sobre o drone e pediu para conferir a porcentagem das baterias.)
2 – Conheça as regras locais:
Se você vai viajar pelo Brasil, você precisa de algumas documentações e liberações de vôo pelos órgãos competentes. Veja mais sobre legislação de voo para drones no Brasil em nosso blog.
Caso sua viagem seja para o exterior é necessário também verificar a documentação e legislação para drones do respectivo país, visto que a legislação para drones é nacional.
3 – Planeje com antecedência:
Identifique os locais que você deseja capturar com seu drone e planeje suas rotas de voo com antecedência.
Utilizando o Google Maps é possível acessar a maioria dos pontos turísticos e verificar a incidência de fios e outros possíveis obstáculos no local que podem afetar a trajetória do seu drone. Isso garantirá que você aproveite ao máximo o tempo de voo e capture as melhores imagens.
4 – Verifique as condições meteorológicas:
As condições meteorológicas podem afetar significativamente sua experiência na viagem, bem como os resultados das imagens do seu drone.
Em dias ensolarados, a utilização de um filtro ND pode te auxiliar diminuindo a quantidade de luz que passa pela lente da sua câmera, possibilitando que você utilize velocidades menores no obturador durante a gravação de vídeo, mantendo assim o motion blur que traz o aspecto de mais movimento e naturalidade nos seus takes.
Dias totalmente nublados, apesar de transmitirem menos cor nas câmeras, também possibilitam imagens incríveis, entretanto, é importante verificar a previsão do tempo para casos de chuva, uma vez que os drones não são vedados totalmente para impedir a entrada de água, que pode danificar componentes internos do equipamento.
5 – Faça o checklist pré vôo com atenção:
O CheckList Pré vôo é um procedimento muito importante que deve ser realizado sempre antes de decolar o seu drone. Através dele, você garante que todas as principais funções e recursos de segurança estão configurados corretamente evitando surpresas desagradáveis durante o vôo.
Por exemplo: Todos os modelos de drones da DJI possuem uma configuração avançada de segurança para caso de perda de sinal do drone com o controle. Neste menu o piloto configura qual ação o drone tomará em caso de longa interferência de radiofrequência ou perda de sinal do drone com o controle. Dentre as opções estão: Pairar, Retorno à base e pousar.
Cada configuração tem extrema importância de acordo com o tipo de vôo a ser realizado.
6 – Esteja atento à porcentagem da bateria:
Monitore sempre o nível da bateria do seu drone durante o voo e planeje seu retorno de acordo. Lembre-se que fatores como vento e distância do Home Point podem afetar o tempo restante de vôo.
7 – Aproveite os modos automáticos:
Até mesmo os modelos mais simples de entrada dos drones da DJI, como o DJI MINI 2 SE, possuem recursos de modos automáticos de vôo, que são conhecidos como QuickShots.
Os QuickShots são movimentos de câmera predefinidos com rastreamento do assunto. Eles permitem que mesmo sem muita experiência você obtenha cenas com movimentos realmente impressionantes, sempre mantendo o assunto principal do vídeo no centro da imagem.
É importante ressaltar a necessidade de conhecer previamente o movimento que cada um dos Quick Shots faz, para que seja possível uma análise prévia do ambiente ao redor afim de evitar acidentes durante a execução do modo automático de vôo.
8 – Mantenha o Drone no visual
Existe um motivo para este tópico ter seu merecido destaque.
Durante toda minha carreira como piloto profissional, instrutor de pilotagem e técnico de manutenção de drones DJI, pude notar que o motivo da esmagadora maioria de acidentes com drones é a perda da linha de visada visual.
Além de fazer parte da legislação brasileira para drones na modalidade VLOS de solicitação de voo, manter o drone na linha de visada visual também traz muito mais segurança, permitindo que o piloto faça uma constante verificação do ambiente ao redor do equipamento.
Esta precaução possibilita, além de evitar acidentes com fios de energia, galhos de árvores ou outros obstáculos de difícil identificação pelos sensores anti colisão dos drones que possuem este recurso, que o piloto detecte aproximação de aves de rapina que costumam atacar drones menores.
9 – Respeite a privacidade de terceiros:
A legislação Brasileira de drones proíbe vôos de drones a menos de 30 metros horizontais de pessoas não anuentes (pessoas que não autorizaram a utilização do drone próximo a elas).
Além disso, evite voar muito próximo a prédios residenciais afim de evitar a invasão da privacidade dos moradores.
10 – Pratique:
A única forma de dominar o seu drone completamente, após conhecer todos os procedimentos e configurações de segurança, é praticando.
Existem alguns exercícios que auxiliam na desenvoltura da memória muscular no manuseio dos sticks do controle. Estes exercícios podem garantir o completo domínio sobre o equipamento, te trazendo muito mais tranquilidade para pilotar o seu equipamento durante a sua viagem.
Ao aplicar todos estes tópicos, tenho certeza que você será capaz de aproveitar muito mais o seu drone nos seus momentos de lazer.
Boa viagem e bons vôos!
David Abegao disse:
Blog DJI disse:
Roberto disse:
Blog DJI disse:
Marcos disse:
Blog DJI disse:
Renato disse:
Blog DJI disse:
Luiz Flávio dos Santos disse:
Blog DJI disse:
Anselmo João Sampaio disse:
João Cláudio disse:
Blog DJI disse:
Edson disse:
Blog DJI disse:
Lindovan Lisboa Aguiar disse:
Cleverton disse:
Blog DJI disse:
Katiane Rosemary da Silva disse:
Blog DJI disse:
Bolivar Sofia Figueira disse:
Blog DJI disse:
João Ricardo Guedes disse:
Blog DJI disse:
Paulo disse:
Blog DJI disse:
Gilberto de oliveira disse:
Blog DJI disse:
Paulo Roberto Alves disse:
Blog DJI disse:
Lindovan Lisboa Aguiar disse:
Blog DJI disse:
Jacyara Andrade disse:
Blog DJI disse:
Paulo Lima disse:
Blog DJI disse:
Luciano Santos disse:
Blog DJI disse:
Mario Zimmermann disse:
Blog DJI disse:
Thiago Pinto disse:
Blog DJI disse:
LUIS ALEXANDRE disse:
Blog DJI disse:
Everton disse:
Blog DJI disse:
Marcelo disse:
Blog DJI disse:
Adriano disse:
Blog DJI disse:
Guttemberg Lopes disse:
Blog DJI disse:
Ricardo Claro disse:
Ingrid disse:
Flávio Ferreira Rayder disse:
Ingrid disse:
Thaynara disse:
Ingrid disse:
Gabriel Matos MendOnca de Melo disse:
Ingrid disse:
Carla disse:
Ingrid disse: