Achar um bom lugar para pilotar um drone pode ser uma tarefa difícil. Principalmente quando se pensa em grandes cidades, como Belo Horizonte. Segundo uma pesquisa divulgada em 2022 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o registro de drones naquele ano cresceu quase 20% em Minas Gerais.
Com a alta nesses equipamentos em terras mineiras, uma pergunta que surge para muitos é: qual o melhor lugar para voar em Belo Horizonte? Pensando em te ajudar, separamos uma lista com alguns dos pontos mais interessantes e algumas dicas de segurança importantes.
Boa leitura!
Os melhores lugares para voar em BH
Como seu próprio nome já diz, Belo Horizonte é uma cidade com visuais de arrepiar. Logo, se aventurar com um drone pelas paisagens da capital mineira é o desejo de muitas pessoas. Desde os profissionais aos entusiastas e amantes de fotografia e vídeo.
E não pense que você pode sair voando com o seu drone em qualquer lugar. Há lugares que são restritos e nada indicados, pois podem causar acidentes e problemas sérios. Regiões próximas a aeroportos, com rede elétrica e áreas de segurança são alguns desses exemplos.
Mas o que não falta em BH são pontos que vão proporcionar imagens apaixonantes. Confira alguns deles:
Praça do Papa (Praça Israel Pinheiro)
Localizada na Avenida Agulhas Negras, s/n, Mangabeiras e um dos pontos mais altos de BH, a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, é famosa por sua vista panorâmica e é um ponto de encontro de muitos droneiros.
Se você busca visuais espetaculares, a praça é o lugar ideal, principalmente ao amanhecer ou ao pôr do sol. Mas atenção: a Praça do Papa recebe eventos e pode estar com uma grande concentração de pessoas. Nesses casos, evite voar com o drone sem um preparo adequado.
Parque das Mangabeiras
Localizado em Mangabeiras, o parque é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com mais de 330 hectares, o Parque das Mangabeiras é um segundo lugar ideal para voos.
Se você estiver voando pela Praça do Papa, vale dar uma passadinha no parque, que fica a poucos metros dali. Ele está em um dos pontos mais altos da cidade, com mais de mil metros de altitude. O que proporciona fotos e vídeos ainda mais bonitos.
Mas fique atento: o parque abriga uma grande variedade de espécies de aves. Ao voar pela região, atente-se aos animais e tome cuidado para não danificar seu drone, nem o ecossistema. Atente-se também aos ventos, já que a região – por estar em um ponto mais alto – costuma ter rajadas mais fortes.
Lagoa da Pampulha
Localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, São Luiz, Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais mais famosos da cidade (e do Brasil) e abriga um importante conjunto arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer e eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU. Logo, a beleza dessa região se tornou um atrativo para muitos droneiros, fotógrafos, turistas e amantes da natureza.
É um espaço amplo e sem muitos obstáculos. Para quem está começando a pilotar drones, é o local perfeito para treinar. Mas cuidado para não deixá-lo cair na lagoa. Registre imagens incríveis de monumentos como a Igreja de São Francisco de Assis (a Igrejinha da Pampulha) e o Museu de Arte da Pampulha.
Em dias de grandes eventos, como corridas e caminhadas que acontecem na orla, os voos podem ser proibidos. Por isso, mantenha-se informado para não perder a viagem.
Praça da Liberdade
Localizada em Funcionários, a Praça da Liberdade é um dos lugares mais famosos da capital mineira e um cartão postal repleto de prédios icônicos e tombados da cidade. Apesar de ser uma região bastante movimentada, ela atrai muitos turistas, fotógrafos que querem registrar imagens impressionantes.
Ali, fazer fotos e vídeos panorâmicos trazem resultados incríveis. Seus diversos espaços, que reúnem atividades culturais e artísticas, são um atrativo a mais. Durante a noite ainda possui iluminação que vai agregar ainda mais beleza aos seus registros.
Parque Lagoa do Nado
Localizado na Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, o Parque Lagoa do Nado é um dos maiores parques da capital. Tem cerca de 311 mil metros quadrados, repletos de árvores e paisagens de arrancar o fôlego. Além do tamanho, possui um estilo mais interiorano, ao mesmo tempo que está próximo de pontos mais urbanos da cidade (como a avenida Pedro I).
Assim, se você quer registrar imagens de natureza, do campo ou com um contraste de ambientes mais urbanos, ele é o lugar ideal.
Serra da Moeda (ou Topo do Mundo)
Localizada na Estrada da Serra, 10, Brumadinho, apesar de não estar em Belo Horizonte, a Serra da Moeda é um lugar muito procurado por aventureiros, turistas e droneiros. Brumadinho é uma cidade da região metropolitana de BH, a menos de uma hora da capital mineira.
Com uma extensa e deslumbrante área aberta, a serra é um ponto ideal para registrar imagens com seu drone. Mas tenha muita atenção na hora de pilotar, já que a região é muito usada para atividades como voos de parapente.
Prepare-se antes de voar: 5 dicas de segurança para você!
Agora que você já sabe de lugares em BH para voar, já deve estar pronto para começar suas aventuras. Mas antes de colocar seu drone nos céus, é preciso estar atento a algumas dicas de segurança, confira o artigo sobre regras para drone no Brasil e saiba sobre os limites e regulamentos de voo.
Abaixo, citamos algumas recomendações essenciais.
Conheça as regulamentações, leis e regras da região
A ANAC e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) são os órgãos responsáveis pela regulamentação de drones no Brasil. Antes de começar a voar, dê uma lida nas regras para o uso deste equipamento em BH, incluindo pontos como restrição de altitude, áreas proibidas e regiões que necessitam de autorização.
Registre o seu drone
Se você possui um drone com mais de 250 gramas, ele precisa ser registrado e homologado. Isso é feito pela ANAC e, caso você não faça o registro, pode ser autuado e multado.
Respeite a privacidade
Voar sobre propriedades privadas e áreas residenciais sem permissão é proibido. Caso alguém sinta que sua privacidade foi invadida, mesmo que você não tenha essa intenção, ela pode te denunciar. Por isso, evite sobrevoar esses lugares.
Monitore o clima
Verifique sempre as condições climáticas da região em que pretende voar. Ventos fortes, chuvas e outros fatores podem afetar a estabilidade e segurança do seu drone. Opte sempre por voar em dias com clima estável e pouco vento.
Não voe em áreas restritas
Existem regiões em que drones são estritamente proibidos, como aeroportos, instalações militares e zonas de segurança. Usar o aplicativo DJI Fly pode te ajudar a identificar e evitar esses lugares, além de outras configurações que vão aprimorar seu voo.
Conclusão
Seguir as regras de segurança ao voar com drones não só garante a segurança de todos, mas também melhora a sua experiência de voo. Além disso, seguir as regulamentações proporciona tranquilidade para capturar imagens e vídeos incríveis e explorar toda a beleza que Belo Horizonte tem a oferecer.
Luiz Flávio dos Santos disse:
Blog DJI disse:
Anselmo João Sampaio disse:
João Cláudio disse:
Blog DJI disse:
Edson disse:
Blog DJI disse:
Lindovan Lisboa Aguiar disse:
Cleverton disse:
Blog DJI disse:
Katiane Rosemary da Silva disse:
Blog DJI disse:
Bolivar Sofia Figueira disse:
Blog DJI disse:
João Ricardo Guedes disse:
Blog DJI disse:
Paulo disse:
Blog DJI disse:
Gilberto de oliveira disse:
Blog DJI disse:
Paulo Roberto Alves disse:
Blog DJI disse:
Lindovan Lisboa Aguiar disse:
Blog DJI disse:
Jacyara Andrade disse:
Blog DJI disse:
Paulo Lima disse:
Blog DJI disse:
Luciano Santos disse:
Blog DJI disse:
Mario Zimmermann disse:
Blog DJI disse:
Thiago Pinto disse:
Blog DJI disse:
LUIS ALEXANDRE disse:
Blog DJI disse:
Everton disse:
Blog DJI disse:
Marcelo disse:
Blog DJI disse:
Adriano disse:
Blog DJI disse:
Guttemberg Lopes disse:
Blog DJI disse:
Ricardo Claro disse:
Ingrid disse:
Flávio Ferreira Rayder disse:
Ingrid disse:
Thaynara disse:
Ingrid disse:
Gabriel Matos MendOnca de Melo disse:
Ingrid disse:
Carla disse:
Ingrid disse: