Onde voar com drone em Belo Horizonte? 5 dicas de segurança!

Escrito por DJI
Publicado em 10 de julho de 2024

Achar um bom lugar para pilotar um drone pode ser uma tarefa difícil. Principalmente quando se pensa em grandes cidades, como Belo Horizonte. Segundo uma pesquisa divulgada em 2022 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o registro de drones naquele ano cresceu quase 20% em Minas Gerais.

Com a alta nesses equipamentos em terras mineiras, uma pergunta que surge para muitos é: qual o melhor lugar para voar em Belo Horizonte? Pensando em te ajudar, separamos uma lista com alguns dos pontos mais interessantes e algumas dicas de segurança importantes.

Boa leitura!

Os melhores lugares para voar em BH

Como seu próprio nome já diz, Belo Horizonte é uma cidade com visuais de arrepiar. Logo, se aventurar com um drone pelas paisagens da capital mineira é o desejo de muitas pessoas. Desde os profissionais aos entusiastas e amantes de fotografia e vídeo.

E não pense que você pode sair voando com o seu drone em qualquer lugar. Há lugares que são restritos e nada indicados, pois podem causar acidentes e problemas sérios. Regiões próximas a aeroportos, com rede elétrica e áreas de segurança são alguns desses exemplos.

Mas o que não falta em BH são pontos que vão proporcionar imagens apaixonantes. Confira alguns deles:

Praça do Papa (Praça Israel Pinheiro) 

Localizada na Avenida Agulhas Negras, s/n, Mangabeiras e um dos pontos mais altos de BH, a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, é famosa por sua vista panorâmica e é um ponto de encontro de muitos droneiros. 

Se você busca visuais espetaculares, a praça é o lugar ideal, principalmente ao amanhecer ou ao pôr do sol. Mas atenção: a Praça do Papa recebe eventos e pode estar com uma grande concentração de pessoas. Nesses casos, evite voar com o drone sem um preparo adequado.

Parque das Mangabeiras 

Localizado em Mangabeiras, o parque é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com mais de 330 hectares, o Parque das Mangabeiras é um segundo lugar ideal para voos. 

Se você estiver voando pela Praça do Papa, vale dar uma passadinha no parque, que fica a poucos metros dali. Ele está em um dos pontos mais altos da cidade, com mais de mil metros de altitude. O que proporciona fotos e vídeos ainda mais bonitos.

Mas fique atento: o parque abriga uma grande variedade de espécies de aves. Ao voar pela região, atente-se aos animais e tome cuidado para não danificar seu drone, nem o ecossistema. Atente-se também aos ventos, já que a região – por estar em um ponto mais alto – costuma ter rajadas mais fortes.

Lagoa da Pampulha

Localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, São Luiz,  Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais mais famosos da cidade (e do Brasil) e abriga um importante conjunto arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer e eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU. Logo, a beleza dessa região se tornou um atrativo para muitos droneiros, fotógrafos, turistas e amantes da natureza.

É um espaço amplo e sem muitos obstáculos. Para quem está começando a pilotar drones, é o local perfeito para treinar. Mas cuidado para não deixá-lo cair na lagoa. Registre imagens incríveis de monumentos como a Igreja de São Francisco de Assis  (a Igrejinha da Pampulha) e o Museu de Arte da Pampulha.

Em dias de grandes eventos, como corridas e caminhadas que acontecem na orla, os voos podem ser proibidos. Por isso, mantenha-se informado para não perder a viagem.

Praça da Liberdade 

Localizada em Funcionários, a Praça da Liberdade é um dos lugares mais famosos da capital mineira e um cartão postal repleto de prédios icônicos e tombados da cidade. Apesar de ser uma região bastante movimentada, ela atrai muitos turistas, fotógrafos que querem registrar imagens impressionantes.

Ali, fazer fotos e vídeos panorâmicos trazem resultados incríveis. Seus diversos espaços, que reúnem atividades culturais e artísticas, são um atrativo a mais. Durante a noite ainda possui iluminação que vai agregar ainda mais beleza aos seus registros.

Parque Lagoa do Nado 

Localizado na Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, o Parque Lagoa do Nado é um dos maiores parques da capital. Tem cerca de 311 mil metros quadrados, repletos de árvores e paisagens de arrancar o fôlego. Além do tamanho, possui um estilo mais interiorano, ao mesmo tempo que está próximo de pontos mais urbanos da cidade (como a avenida Pedro I).

Assim, se você quer registrar imagens de natureza, do campo ou com um contraste de ambientes mais urbanos, ele é o lugar ideal.

Serra da Moeda (ou Topo do Mundo) 

Localizada na Estrada da Serra, 10, Brumadinho, apesar de não estar em Belo Horizonte, a Serra da Moeda é um lugar muito procurado por aventureiros, turistas e droneiros. Brumadinho é uma cidade da região metropolitana de BH, a menos de uma hora da capital mineira.

Com uma extensa e deslumbrante área aberta, a serra é um ponto ideal para registrar imagens com seu drone. Mas tenha muita atenção na hora de pilotar, já que a região é muito usada para atividades como voos de parapente. 

Prepare-se antes de voar: 5 dicas de segurança para você!

Agora que você já sabe de lugares em BH para voar, já deve estar pronto para começar suas aventuras. Mas antes de colocar seu drone nos céus, é preciso estar atento a algumas dicas de segurança, confira o artigo sobre regras para drone no Brasil e saiba sobre os limites e regulamentos de voo.

Abaixo, citamos algumas recomendações essenciais.

Conheça as regulamentações, leis e regras da região

A ANAC e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) são os órgãos responsáveis pela regulamentação de drones no Brasil. Antes de começar a voar, dê uma lida nas regras para o uso deste equipamento em BH, incluindo pontos como restrição de altitude, áreas proibidas e regiões que necessitam de autorização.

Registre o seu drone

Se você possui um drone com mais de 250 gramas, ele precisa ser registrado e homologado. Isso é feito pela ANAC e, caso você não faça o registro, pode ser autuado e multado.

Respeite a privacidade

Voar sobre propriedades privadas e áreas residenciais sem permissão é proibido. Caso alguém sinta que sua privacidade foi invadida, mesmo que você não tenha essa intenção, ela pode te denunciar. Por isso, evite sobrevoar esses lugares.

Monitore o clima

Verifique sempre as condições climáticas da região em que pretende voar. Ventos fortes, chuvas e outros fatores podem afetar a estabilidade e segurança do seu drone. Opte sempre por voar em dias com clima estável e pouco vento.

Não voe em áreas restritas

Existem regiões em que drones são estritamente proibidos, como aeroportos, instalações militares e zonas de segurança. Usar o aplicativo DJI Fly pode te ajudar a identificar e evitar esses lugares, além de outras configurações que vão aprimorar seu voo.

Conclusão

Seguir as regras de segurança ao voar com drones não só garante a segurança de todos, mas também melhora a sua experiência de voo.  Além disso, seguir as regulamentações proporciona tranquilidade para capturar imagens e vídeos incríveis e explorar toda a beleza que Belo Horizonte tem a oferecer.

Compartilhar o artigo

Conheça o escritor

DJI

DJI

Os conteúdos são escritos pelo time da Loja Oficial DJI Brasil que é entusiasta e apaixonado por tecnologia e inovação! A missão é informar da melhor forma para que você possa capturar e eternizar momentos emocionantes com seu DJI. Voe mais alto, vá mais longe!

Comentários e discussões

  • Luiz Flávio dos Santos disse:

    Publicado em 11 de setembro de 2024 às 18:57
    Olá, meu nome é Luiz Flávio, trabalho com Energia Fotovoltaica e estava fazendo um mapeamento de uma casa no Alphaville Lagoa dos Ingleses em Nova Lima e fui ameaçado por uma moradora que disse que eu não poderia voar com drone dentro do condomínio, eu estava apenas em cima da casa do meu cliente. Isso procede???
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 12 de setembro de 2024 às 17:10
      Olá, Luiz Flávio! Neste caso sugerimos que entre em contato com a administradora do condomínio, pois cada um tem uma regra especifíca.
  • Anselmo João Sampaio disse:

    Publicado em 12 de agosto de 2024 às 15:57
    É muito bom para os produtores conhecem o seu uso ,em todas áreas do trabalhos.
  • João Cláudio disse:

    Publicado em 9 de agosto de 2024 às 19:24
    Olá, boa noite! Estou com Inspire 2 que quando estou voando ele automaticamente ativa modo Return To Home, coloco para cancelar e não cancela e ele acaba pousando, desligo e ligo ele e o nível da bateria não marca mais depois que ele faz isso, preciso de ajuda
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 21 de agosto de 2024 às 08:43
      Olá, João Cláudio! Neste caso, sugerimos que entre em contato com o nosso suporte, eles vão conseguir auxilia-la melhor no seu problema. Você pode entrar em contato no telefone 0800 808 0333 ou enviar um e-mail para support.br@dji.com.
  • Edson disse:

    Publicado em 7 de agosto de 2024 às 11:03
    Bom dia estou tentando localizar dono de um drone que caiu em minha residência vocês tem como identificar modelo Mavic 3 tem uma etiqueta com número de série
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 8 de agosto de 2024 às 10:06
      Olá, Edson! Infelizmente não conseguimos identificar o dono. Os dados são protegidos pela LGPD.
  • Lindovan Lisboa Aguiar disse:

    Publicado em 7 de agosto de 2024 às 08:27
    Olá! Bom dia!! Comprei uma bateria original, nunca foi usada, porém ela não carrega. Ao chegar o drone, tentei carregar a bateria no drone e o mesmo não carrega. Apresentar código de falha nas células. As 4 luzes acendendo juntas ou os LEDs 3,4 somente. Qual a orientação nessa situação! Obrigado!!
  • Cleverton disse:

    Publicado em 6 de agosto de 2024 às 13:57
    tenho um Dji Spark, comprei em 2018 até então ta tudo bem, mas, tenho receio e já quero me preparar par em possivel defeito ter um lugar para manutenção quer seja preventiva ou em caso de defeito. Minha pergunta é: Você tem autorizada em algum lugar do brasil? se sim onde?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 7 de agosto de 2024 às 16:23
      Olá, Cleverton! Você pode entrar em contato com a autorizada da DJI pelo telefone 0800 808 0333 ou e-mail support.br@dji.com. Eles vão te instruir da melhor forma para a tratativa do seu problema.
  • Katiane Rosemary da Silva disse:

    Publicado em 5 de agosto de 2024 às 00:59
    Olá comprei um estabilizador osmo 6 e com 3 meses apresentou problemas na hora que eu estava usando, ele simplesmente parou de funcionar. Aperto no bonitão de ligar e ele acende uma luz vermelha e mostra que a bateria está carregada, porém ele não conecta o gimbal, procurei aqui no Google e apareceu vcs, me ajuda vcs concerta?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 7 de agosto de 2024 às 16:23
      Olá, Katiane! Conseguimos indicar você para entrar em contato com o nosso suporte, eles vão conseguir auxilia-la melhor no seu problema. Você pode entrar em contato no telefone 0800 808 0333 ou enviar um e-mail para support.br@dji.com.
  • Bolivar Sofia Figueira disse:

    Publicado em 4 de agosto de 2024 às 19:15
    Olá, poderiam me indicar o curso de piloto de drone que seja de confiança e que qualifique bem no Rio Grande do Sul?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 8 de agosto de 2024 às 10:09
      Olá, Bolivar! Nós recomendamos a Futuriste que oferece curso de piloto de drone. Ressaltamos que por lei não é obrigatório ter um curso para pilotar drone. Para aqueles que querem se profissionalizar é interessante fazer o curso, além das dicas que você pode conferir em nosso artigo Piloto de Drone: saiba como se tornar um profissional da área!.
  • João Ricardo Guedes disse:

    Publicado em 3 de agosto de 2024 às 10:18
    Olá bom dia! Pergunta após uso do Drone DJI 4 plus posso guardar com uma bateira conectada no drone? Ou não pode ser guardado com bateria até próximo voo? Essa uma duvido. Acredito e não localizei no artigo.?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 20 de agosto de 2024 às 14:20
      Olá, João! Tudo bem? Por segurança, é recomendado sempre retirar a bateria do drone na hora de guardá-lo. Após o voo, o aquecimento da bateria pode transferir calor para o equipamento e causar algum dano. Além disso, ao retirar a bateria, evita-se que, em casos extremos, o vazamento ou estufamento do acessório afete o seu drone.
  • Paulo disse:

    Publicado em 30 de julho de 2024 às 19:09
    Boa noite, O controle(rc 231)do mini 4k não sincroniza com o celular (s22). Já tentei trocar o cabo que veio, mas não consigo passar dá primeira etapa do dji fly.
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 7 de agosto de 2024 às 16:22
      Olá, Paulo! Neste caso, sugerimos que entre em contato com o suporte da DJI, que está disponível para te ajudar. Você pode ligar para o telefone 0800 808 0333 ou enviar um e-mail para support.br@dji.com.
  • Gilberto de oliveira disse:

    Publicado em 14 de julho de 2024 às 14:50
    Gostaria de comprar um drone diretamente com vocês como eu faço
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 17 de julho de 2024 às 11:13
      Olá Gilberto! Você pode comprar diretamente no site oficial da Loja DJI Brasil através deste link ou pode entrar em contato direto com o time de vendas através do número 0800 945 1001.
  • Paulo Roberto Alves disse:

    Publicado em 13 de julho de 2024 às 06:55
    Bom dia ! Tenho um mini 3 que caiu e troquei as hélices. Na hora de ligar ele conecta normalmente ao controle , o gimbal gira normal e as imagens aparecem normalmente na tela.mas dá erro 14002 e a mensagem: " Dados incompatíveis com o estabilizador." Já tentei resetar conforme as instruções do blog mas na hora não aparece a opção: Restaurar configurações de fábrica nem algo semelhante. Quando mando calibrar ele abre a tela de calibração da bússola mas quando mando iniciar ele não inicia a calibração.
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 17 de julho de 2024 às 11:22
      Olá Paulo! Para te ajudar melhor, entre em contato com o nosso suporte. Ligue para 0800 808 0333 ou envie um e-mail para support.br@dji.com. Temos um time especializado para auxiliar no seu problema.
  • Lindovan Lisboa Aguiar disse:

    Publicado em 12 de julho de 2024 às 01:09
    Olá! Tenho uma bateria nova e original da DJI mini 4k, e ela não carrega. No drone está acusando os LEDs 3, 4 piscando. No manual esse código diz que a bateria está com defeito. Como assim? A bateria nunca foi usada e é nova. Gostaría muito da ajuda dos senhores
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 17 de julho de 2024 às 11:18
      Olá Lindovan! Neste caso, você deve entrar em contato com a nossa assistência técnica. Eles vão te dar todo o suporte necessário para resolver seu problema. Temos um time preparado para te ajudar pelo telefone 0800 808 0333 ou no e-mail support.br@dji.com.
  • Jacyara Andrade disse:

    Publicado em 9 de julho de 2024 às 18:50
    Qual é o Drone para inspeção, suas configurações e valores??
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 18 de julho de 2024 às 18:17
      Olá, Jacyara, tudo bem? Existem diferentes tipos de drones para inspeção, cada um podendo atender algumas das necessidades particulares de cada operação. De forma geral, um equipamento com essa finalidade precisa ter as seguintes características: câmera de alta resolução, sensores térmicos, sensor LiDAR e ferramentas de inteligência artificial. Na DJI, um dos modelos mais recomendados são os da linha Enterprise. O DJI Mavic 3 Enterprise traz configurações e ferramentas pensadas nos diferentes tipos de inspeção e entrega resultados impressionantes. Para informações sobre preços e como comprar o seu, fale com um de nossos revendedores no site: www.lojadjienterprise.com.br ou por telefone no 0800 946 3333.
  • Paulo Lima disse:

    Publicado em 3 de julho de 2024 às 11:56
    Bom dia, perdi meu Drone na represa, o mesmo afundou e não consegui fazer o resgate pela profundidade. Fiquei então com o Controle e agora quero adquirir outro Drone. Pergunta: È possível comprar um Drone sem controle e utilizar o meu? Caso positivo, como fazer o reconhecimento entre ambos? Desde já agradeço os esclarecimentos.
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 18 de julho de 2024 às 16:18
      Olá, Paulo, tudo bem? É possível, sim, usar o seu controle em outros drones. Mas fique atento às compatibilidades dele, pois alguns controles podem ser exclusivos de determinados modelos de drones da DJI. Você pode conferir isso no próprio site da Loja Oficial DJI Brasil, buscando o controle que você tem hoje e verificando com quais drones ele é compatível. Para conectar os dispositivos, é só seguir um passo a passo simples: 1) Pressione o botão liga/desliga uma vez, depois pressione novamente e segure-o para ligar a aeronave e o controle remoto. Caso o modelo do seu controle seja o sem tela, você deverá conectá-lo a um smartphone. 2) No controle, abra o app DJI Fly e clique na opção CONNECTION GUIDE/GUIA DE CONEXÃO no canto inferior direito. Selecione o modelo do seu drone e siga as instruções na tela. 3) O controle começará a parear com seu drone e, em alguns segundos, estará pronto para uso. Qualquer dúvida ou dificuldade, nosso suporte está disponível para te ajudar. Entre em contato pelo telefone 0800 808 0333 ou e-mail support.br@dji.com.
  • Luciano Santos disse:

    Publicado em 1 de julho de 2024 às 19:11
    Olá... Comprei um drone com um representante da dji aqui no RJ, porém o mesmo até hoje não me deu uma NF do produto. Isso pode implicar em alguma fiscalização caso eu seja abordado em alguma operação? E sobre ser credenciado para pilotar, tem que ter alguma habilitação para tal prática?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 18 de julho de 2024 às 18:18
      Olá Luciano, tudo bem? Para operar um drone de forma legal, no Brasil, é necessário que o mesmo esteja homologado pela Anatel. Para fazer isso, não é exigida a nota fiscal, basta entrar no site da agência reguladora e seguir o passo a passo. Aqui no blog da DJI explicamos com mais detalhes da importância e como fazer a homologação do seu drone. É importante ressaltar, porém, que a nota fiscal é um documento de extrema importância para atestar a procedência do seu produto. Sem ela, você não poderá levar seu drone para outros países, nem acionar a garantia da DJI. Quanto à pilotar um drone, no Brasil não é necessário registro para aquelas aeronaves que pesem menos de 250 g. Para outras, é importante estar cadastrado na ANAC. Você encontra informações detalhadas no site da ANAC.
  • Mario Zimmermann disse:

    Publicado em 1 de julho de 2024 às 13:43
    Boa tarde. Estou avaliando comprar um drone Mini 4 PRO com vocês. Vou viajar para Portugal em outubro e, tentando descobrir quais as exigências para voar em Portugal, acabei ficando mais confuso, pois as informações que consegui são conflitantes e imprecisas. Vocês podem me ajudar?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 18 de julho de 2024 às 15:53
      Olá, Mário. Tudo bem? Levar um drone para outro país requer uma série de cuidados especiais e registros, de acordo com a legislação local. Como Portugal faz parte da União Europeia, você precisa de um registro na Autoridade Nacional de Aviação (NAA) do país. Aqui está o link direto para agência reguladora de Portugal. No site, você encontra as informações referentes ao registro do drone e do operador. Bem como informações mais detalhadas sobre as responsabilidades e definições.
  • Thiago Pinto disse:

    Publicado em 28 de junho de 2024 às 12:34
    Uso o Dji mini 2 com meu IPhone, usei no celular Android da imobiliária e desconfigurou no IPhone. Foi algo específico que eu fiz ou não tem como usar com 2 smartphones diferentes? Na imobiliária 3 corretores vão usar, cada um com seu celular.
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 18 de julho de 2024 às 15:52
      Olá, Thiago. O aplicativo DJI Fly, usado para controle dos drones da DJI, pode ser usado em mais de um dispositivo normalmente. É importante estar atento à compatibilidade tanto no iPhone (iOS 13 ou superior), quanto no Android (7.0 ou superior). Além disso, alguns dispositivos Android podem não ser totalmente compatíveis. Você pode verificar, no site, a lista de aparelhos compatíveis. Caso você tenha alguma dificuldade na configuração em diferentes dispositivos, pode entrar em contato com o suporte da DJI pelo e-mail support.br@dji.com ou pelo telefone 0800 808 0333.
  • LUIS ALEXANDRE disse:

    Publicado em 27 de junho de 2024 às 18:19
    Para serviços topográficos, quais os equipamentos são necessários além do Drone?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 18 de julho de 2024 às 15:50
      Olá, Luís. Tudo bem? Vários instrumentos podem ser utilizados nas atividades de topografia. A escolha irá depender do seu objetivo e função. Alguns desses equipamentos são níveis, teodolitos, estações totais, trenas de vidro, balizas, piquetes e estacas. Aliado a eles, os drones se tornam um importante instrumento para topografia. Drones facilitam a coleta de dados a partir de fotogrametria ou sensores LiDAR, entre outros. Aqui, no Blog DJI, você encontra um artigo com todos esses detalhes.
  • Everton disse:

    Publicado em 10 de junho de 2024 às 08:55
    Olá, estou querendo comprar um drone da DJI pelo Mercado Livre e gostaria de saber se a homologação do controle e do drone tem que ter a mesma numeração?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 27 de junho de 2024 às 13:59
      Olá, Everton. O controle e o drone passam por processos distintos de homologação e, por isso, ambos têm numeração do certificado diferente. Isso acontece para garantir mais versatilidade nas vendas, uma vez que o controle é vendido no mesmo combo que diversos drones. Comprando na Loja Oficial DJI Brasil, você tem a certeza de adquirir drone e controle já homologados pela Anatel e com procedência certificada. Além disso, tem diversos benefícios como parcelamento em até 12x sem juros, frete grátis e assistência técnica nacional.
  • Marcelo disse:

    Publicado em 31 de maio de 2024 às 00:44
    Bom dia, caros. Comprei um drone da DJI e na caixa tem um selo da anatel. Minha dúvida é se ele vale para todo o conjunto ou se apenas para o rádio? Pois no registro da Anatel o código só informa o rádio que veio no equipamento.
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 27 de junho de 2024 às 14:03
      Olá Marcelo! Tanto o drone quanto o rádio controle possuem os selos de homologação da Anatel. Eles podem estar na caixa ou no próprio produto. Caso não haja espaço para colocar o selo no equipamento, apenas o número do certificado de homologação é necessário. Em controles com tela, o número é digital. Uma dica super útil, é acessar a plataforma Drone Legal DJI, uma iniciativa do Grupo Multi, parceiro e distribuidor oficial da DJI no país, por meio da Loja Oficial DJI Brasil. Lá, você pode verificar se o drone está em conformidade com ANATEL e demais órgãos regulatórios, usando o número de série.
  • Adriano disse:

    Publicado em 29 de maio de 2024 às 14:05
    Comprei um drone já homologado, preciso emitir o certificado ou basta o selo no equipamento. E para emitir o certificado caso preciso onde faço isso.
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 11 de junho de 2024 às 11:11
      Olá, Adriano. Quanto à regularização do seu drone no Brasil, se o aparelho já é homologado (possui o selo da Anatel), você não precisa se preocupar. Já para voar com o drone, é preciso se atentar à legislação específica do local onde você vai decolar ou se são necessárias licença e habilitação emitidas pela ANAC para pilotar o modelo do seu drone. É bom lembrar que comprando pelo site da Loja Oficial DJI Brasil, você tem a garantia de receber um drone já homologado pela Anatel. Confira o site da ANAC e o site da Anatel para mais informações
  • Guttemberg Lopes disse:

    Publicado em 18 de maio de 2024 às 18:21
    Qual a tecnologia de conectividade é utilizada nos drones? Wi-Fi ou rádio frequência?
    1. Blog DJI disse:

      Publicado em 11 de junho de 2024 às 11:08
      Olá, Guttemberg. A maioria dos drones se conecta a partir das radiofrequências livres e não licenciadas de radiação restrita nas bandas ISM de 900 MHz, 2.4 e 5.8 GHz, que são as mesmas do wi-fi. Entretanto, caso o wi-fi não esteja disponível, também é possível pilotar utilizando as ondas de rádio, mas com algumas limitações
  • Ricardo Claro disse:

    Publicado em 15 de abril de 2024 às 20:46
    Vou fazer as Olimpíadas de Paris e gostaria de saber se posso subir meu Avata 2 para imagens no local. Grato
    1. Ingrid disse:

      Publicado em 22 de abril de 2024 às 08:51
      Olá, Ricardo. Para poder usar um drone de forma legal é preciso que o seu equipamento esteja registrado e de acordo com as regras e normas locais. No caso de países pertencentes à União Europeia, como a França, você precisa se registrar como operador de drone na Autoridade Nacional de Aviação (NAA) do país. Em seguida, você deve realizar um teste pelo próprio site da NAA para, aí sim, ter a autorização de voo válida para todos os países da União Europeia. Porém, como você deseja usar um drone durante as Olimpíadas de Paris deve ficar muito atento às regras da organização. Caso você não seja credenciado como imprensa ou esteja envolvido, de alguma forma, na organização e cobertura dos jogos olímpicos, o uso de drones em áreas próximas ao evento é vetado. É válido consultar as autoridades locais para maiores informações, mas já foi divulgado pelo Governo Francês que qualquer drone não identificado pode ser abatido por representar potencial risco ao país, aos atletas e ao público.
  • Flávio Ferreira Rayder disse:

    Publicado em 15 de abril de 2024 às 08:07
    Bom dia, consegui instalar o DJI Fly para Android, porém, o aplicativo não abre de jeito nenhum. O que faço?
    1. Ingrid disse:

      Publicado em 22 de abril de 2024 às 08:49
      Olá, Flávio. Seguem algumas soluções que podem te ajudar: 1. Limpe o cache e apague os dados do app pelas configurações do seu smartphone. 2. Desinstale e instale novamente o app. Às vezes, algum erro durante a instalação pode ter causado esse erro. Caso o problema persista mesmo com essas ações, entre em contato com a assistência técnica da DJI. Temos um time preparado para te ajudar pelo telefone 0800 808 0333 ou no e-mail support.br@dji.com
  • Thaynara disse:

    Publicado em 9 de abril de 2024 às 16:36
    Eu comprei o meu Dji mini 2 SE no shopping China (Pedro juan caballero) Como devo proceder para homologar? Quais as etapas para poder fazer meu primeiro voo?
    1. Ingrid disse:

      Publicado em 16 de abril de 2024 às 11:09
      Olá, Thaynara! No Brasil, o drone precisa ser homologado na ANATEL e registrado na ANAC e no DECEA. Os drones vendidos pela Loja Oficial DJI Brasil já vêm homologados pela Anatel, com nota fiscal, garantia e suporte para assistência técnica. Se você comprou um drone sem homologação, acesse o site da Anatel e procure a seção de homologação de drones. Lá, encontrará instruções detalhadas sobre o processo, que é simples e realizado online. Os registros na ANAC e no DECEA são feitos pelo próprio usuário. Basta também entrar no site desses órgãos para realizar o registro. Recomendamos a leitura do nosso artigo, onde falamos sobre a importância de adquirir um drone homologado. Sobre a segunda pergunta, vamos falar das etapas mais importantes para o seu primeiro voo com o drone: Antes de decolar, familiarize-se com as configurações do equipamento no manual de instrução e na página do produto. Escolha um local apropriado para voar. Faça verificação pré-voo do drone, do controle remoto, das baterias e dos aplicativos, ok? Então é só desfrutar! Esperamos ter contribuído para você voar com segurança e tranquilidade.
  • Gabriel Matos MendOnca de Melo disse:

    Publicado em 8 de abril de 2024 às 18:11
    Existe algum tutorial ou manual que ensina a fazer georreferenciamento com drone? Além disso, é possível fazer isso com o drone DJI Air 3?
    1. Ingrid disse:

      Publicado em 16 de abril de 2024 às 11:06
      Olá Gabriel! A DJI não possui um tutorial ou manual para georreferenciamento, pois trata-se de um processo destinado a profissionais da área. Sobre a segunda pergunta, com o DJI Air 3, você tem, sim, a possibilidade de realizar o georreferenciamento. Ele realizará o mapeamento aéreo com imagens de alta qualidade, o que facilita bastante o processo. Mas existem softwares disponíveis no mercado que podem auxiliar você, desde o planejamento do voo até a análise dos dados gerados pelo drone. Esses programas automatizam muitas das tarefas envolvidas, tornando o processo mais eficiente e preciso. Além disso, também é viável realizar o georreferenciamento de forma manual, apenas utilizando o drone, se for um mapeamento simples. Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você!
  • Carla disse:

    Publicado em 20 de março de 2024 às 11:13
    Um drone homologado no Brasil pode ser utilizado em outros países da Europa?
    1. Ingrid disse:

      Publicado em 3 de abril de 2024 às 16:11
      Olá Carla! Sobre o seu questionamento, a resposta é: depende. No Brasil, os drones são homologados pela ANATEL, mas cada país da Europa possui suas próprias regulamentações e leis relacionadas ao uso de drones. Na Europa, os países membros da Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) estabeleceram padrões para permissões e licenças de drones. São 27 países da União Europeia, além da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. No entanto, se você estiver usando um drone em um país que não é membro da EASA, é importante seguir as leis do país em questão relativo à operação e pilotagem de drones. Recomendamos sempre respeitar as regulamentações do país que está visitando. Consulte o site oficial da autoridade de aviação do país que deseja usar o drone ou da EASA para obter mais informações completas e atualizadas. Para facilitar para você, acesse os links no site DJI FlySafe que direcionam para as autoridades correspondentes de vários países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *